Plantas Medicinais
"NATURAL" NÃO É SINÔNIMO DE ''BOM''
São muitos os perigos que cercam o uso indiscriminado e sem receita de medicamentos baseados em plantas medicinais.
Lesões, doenças, e até a morte, podem ser provocados por muitos produtos fitoterápicos naturais. Além disso, muitas das substâncias que induzem vício ou abuso também estão presentes em plantas, como a cocaína (presente na coca), a morfina e a heroína (na papoula), a cafeína (no café) e a nicotina (no tabaco).O curare e a estricnina, usados pelos índios para envenenar a ponta das flechas, também estão presentes em plantas.
Existem, ainda, problemas sérios e potencialmente fatais na maneira como as plantas medicinais são cultivadas, colhidas, processadas e armazenadas.O mercado informal de plantas medicinais (aquelas banquinhas de mercado que vendem ervas em estado natural, ou "engarrafadas") é muito perigoso, pois elas são cultivadas e processadas fora dos padrões técnicos exigidos pelo Ministério da Saúde, que possui leis regulamentado esse mercado. Além disso, o usuário dessas plantas dificilmente sabe se foram usados agrotóxicos para cultivá-las, o que é proibido.
Portanto, consulte sempre um especialista antes de utilizar plantas medicinais, tome cuidado especial ao manuseá-las e as mantenha longe das crianças.
Comentários
Postar um comentário