Pular para o conteúdo principal

Harpagophytum procumbens: a Garra do Diabo.

Hoje vamos descrever sobre a Garra do Diabo, uma planta que se desenvolve em áreas relativamente limitadas da África do Sul e Leste da África.
Seu nome científico é Harpagophytum procumbens e provém do aspecto do fruto ramoso e lenhoso provido de barbas semelhantes a garras. Garra do Diabo é uma planta vivaz com tubérculos grandes e globosos. Suas flores possuem a forma de uma trombeta, de cor violácea ou vermelha, frutos cobertos de farpas rígidas, os quais se tornaram famosos por serem utilizados nas armadilhas para capturar animais selvagens. O odor de seus tubérculos, os quais constituem a droga vegetal, é forte e característico e possui um sabor adstringente e amargo. A planta era comumente usada pelos nativos africanos, na forma de infusão, em doenças reumáticas, diabetes, arteriosclerose, doenças do fígado, rins e bexiga. Foi somente em 1958 que suas propriedades farmacológicas foram confirmadas e desde então o seu emprego medicinal tomou expansão.
É indicada no tratamento de doenças reumáticas, artrite, artrose, gota, reumatismo e dispepsia. Em sua composição química, encontra-se: Glicosídeos Iridóides - harpagosídeo (éster do ácido cinâmico), procumbina e harpapágido; Ácido Cinâmico Livre; Glicosídeos Fenólicos - acteosídeo e isoacteosídeo; Fitosteróis - sitosterol; Ácidos Terpênicos; traços de Óleo Essencial; Açúcares - glicose, frutose e rafinose. Ela possui ação analgésica, antiinflamatória e espasmolítica. Pela ação dos heterosídeos iridóides e do beta-sitosterol, esta droga vegetal possui uma ação antiinflamatória, analgésica, antiespasmódica, sedativa e estimulante digestivo por mecanismos de inibição da síntese de prostaglandinas interferindo na permeabilidade da membrana celular e influenciando a inibição da prostaglandina sintetase. O harpagoside possui ação antiespasmódica. Existem vários medicamentos de marcas registradas contendo o Harpagophytum procumbens, entre eles o Arpadol. A Garra do Diabo favorece um aumento da atividade do fígado estimulando a desintoxicação, especialmente quanto à eliminação da uréia.
A indicação da Garra do Diabo está cada vez mais comum para tratamento de reumatismos, artrites reumatosas, artroses, bursites, fibromialgias, espasmos gastrintestinais, dispepsias hiposecretoras e traumatismos. Seu uso permite reduzir as doses dos corticóides e antiinflamatórios não esteroidais utilizados nestas afecções.
Massagear as articulações e músculos doloridos com gel desta planta te dará uma intensa e agradável sensação de aquecimento local, relaxando e soltando músculos doloridos e articulações enrijecidas. O gel de Garra do Diabo também gera sensação de alívio em casos de estresse, dores causadas por mudanças bruscas de temperatura e movimentos repentinos, que enrijecem os músculos criando situações dolorosas. É muito útil na massagem da musculatura dos atletas e nos idosos, para manter ativas as funções articulares. Este gel poderá ser aplicado várias vezes ao dia, em massagens suaves sobre toda a região dolorida e inflamada.
A Garra do Diabo, em formulações de uso interno não é aconselhada a pessoas que sofram de úlceras do estômago ou duodeno. Tampouco devem ser usados durante a gravidez e em casos de alergias. O uso externo de cremes ou gel à base de Garra do Diabo pode causar vermelhidão temporária no local de aplicação - este efeito não é perigoso, já que resulta da maior fluência de sangue nos vasos sanguíneos periféricos, por efeito do aquecimento interno dos tecidos.
Ao procurar medicamentos fitoterápicos à base de Garra do Diabo, e outros fitoterápicos, busque sempre marcas ou origens comprovadamente idôneas (como o qual citei acima) já que, alguns produtos podem não ser aprovados e nem verdadeiros, outra excelente opção além de personalizar a dose, individualizar o produto e obter um ótimo custo benefício é conversar com o seu médico e formular a receita para ser manipulada.

Este produto não é algo comumente chamado de “produto natural” é um medicamento, a Garra do Diabo consta dos medicamentos liberados pelo SUS para distribuição nos postos de saúde. Ou seja, a planta medicinal está aprovada em seu uso aqui no Brasil, porém, nunca tome nenhum tipo de remédio sem orientação médica ou de um farmacêutico. Este artigo é meramente educativo, não tem o intuito de promover a automedicação e nem a troca de medicamentos sem a orientação médica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...