Pular para o conteúdo principal

A IMPORTÂNCIA DE HIDRATAR SUA PELE



A pele é o maior órgão do nosso corpo e funciona como uma barreira de proteção. Se essa barreira cutânea está desidratada, começa a apresentar eczemas, fissuras e perda de continuidade, propiciando contaminação e perdendo a sua função inicial.
O ressecamento é um dos principais problemas que, tanto no verão quanto no inverno, pode acometer a pele. O problema atinge todos os tipos de pele, mas é mais grave para a pele seca.
O sol provoca danos a barreira epidérmica. Quando esta barreira é alterada, a pele sofre uma maior perda de água e consequentemente desidratação. Durante o verão, a pele sofre com os extremos de temperatura e com os hábitos comuns da época, como banhos frequentes, idas à piscina e mergulhos no mar, que agravam o ressecamento.
As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água. Todos os dias, aplicar um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.
O primeiro passo é manter a pele limpa, mas isso não quer dizer que devemos lavar a pele toda hora. Isso, na verdade, tem um efeito inverso: se você retira toda a oleosidade da pele, seu corpo entende que precisa produzir ainda mais óleo. O correto é lavar no máximo três vezes por dia, com o sabonete adequado para o seu tipo de pele.
Depois da limpeza, é a vez do hidratante. Também é importante atentar-se para o tipo de pele, já que cada um tem uma necessidade específica. Quem tem pele normal ou seca, deve optar por hidratantes mais potentes, enquanto a pele oleosa pede por produtos oil free — ou seja, sem óleo vegetal —, de preferência em gel.
Os cremes manipulados são excelentes,  personalizados segundo a necessidade de cada paciente e agem de maneira eficaz quando o assunto é eliminar manchas ou hidratar a pele. Além disso, eles podem ser associados a substâncias que seriam encontradas em dois ou três cremes industrializados separadamente, por isso, manipular um hidratante é uma possibilidade adequada e muito eficaz.
Não apenas no verão, mas em qualquer estação do ano, o filtro solar com fator de proteção no mínimo 30 é item obrigatório para manter a pele saudável. O protetor deve ser aplicado pelo menos 30 minutos antes da exposição direta ao sol e precisa ser reaplicado a cada intervalo de duas horas ou após o contato com a água.
Hidratar a pele pode parecer apenas uma preocupação estética a princípio, mas na verdade, a hidratação é importante também para a saúde - se bem hidratada, a pele exerce sua função de proteção e evita a entrada de micro-organismos que podem causar infecções.
O cuidado com a pele, seja no verão ou no inverno, é muito importante, e uma das formas de fazer isto é, mantendo-a constantemente hidratada.
Não deixe de dar a devida atenção a sua pele, procure sempre um especialista e mantenha todos os cuidados necessários em qualquer estação do ano!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...