Pular para o conteúdo principal

Envelhecimento Saudavel



O envelhecimento é um processo natural e comum a qualquer ser humano e não é uma doença. Em outras palavras, todo mundo envelhece. Tornar-se velho nos dias de hoje é muito diferente da época de nossos avós. Hoje em dia os recursos da medicina são infinitos e a expectativa de vida da população vem aumentando muito.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, nosso país deverá ter a sexta população mais idosa do planeta no ano de 2027, com aproximadamente 34 milhões de pessoas com mais de 60 anos - o que representará 14% da nossa população. Segundo a Organização Pan Americana de Saúde, o envelhecimento é reconhecido como uma das mais importantes modificações na estrutura da população mundial.
Ainda assim, não podemos contar apenas com os milagres da medicina para garantir uma velhice saudável e feliz. Seremos, no amanhã, aquilo que escolhemos como estilo de vida no hoje e no decorrer de toda a nossa vida.
O Brasil tem cerca de 26 milhões de idosos e a grande parte dessa população sofre de graves problemas de saúde, principalmente doenças crônicas. Setenta e cinco por cento (75%) da qualidade de vida na velhice depende do estilo de vida de cada indivíduo e somente 25% é influenciada pelo fator genético.
Existem alguns fatores que nos influenciam a conquistar uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, um envelhecimento saudável: alimentação saudável (manter bons hábitos alimentares é importante, afinal, o consumo de alimentos mais saudáveis ajuda a prolongar a longevidade e ainda previne o aparecimento de doenças como colesterol alto, hipertensão e sobrepeso); a prática regular de exercícios(recomendada para manter e/ou melhorar a densidade mineral óssea e prevenir a perda de massa óssea auxiliando na prevenção e no tratamento da osteoporose; melhorar a força, a massa muscular e a flexibilidade articular; diminuir a incidência de quedas,fraturas e suas complicações; constitui em um excelente instrumento de saúde, induzindo a várias adaptações fisiológicas e psicológicas, tais como, maiores benefícios circulatórios periféricos, melhor controle da glicemia, melhora do perfil lipídico, redução do peso corporal, melhor controle da pressão arterial de repouso, melhora da função pulmonar); família feliz e unida; trabalho satisfatório; visão otimista da vida; tempo para a diversão e o lazer;capacidade de rir e se encantar com a vida; facilidade de conquistar e manter amigos;capacidade de se gostar e se sentir bem por tudo aquilo conquistado.
Devemos nos preocupar em evitar a formação de radicais livres no organismo que favorecem o envelhecimento celular e o aparecimento de doenças. São cada vez mais os produtos antioxidantes e suplementos nutricionais anti envelhecimento disponíveis no mercado. A moda dos antioxidantes veio mesmo para ficar. Descobertas científicas recentes demonstraram que o consumo de nutrientes com ação antioxidante pode ajudar a reparar danos no DNA celular e contribuir para reverter ou retardar o envelhecimento celular. O consumo adequado de antioxidantes protege o corpo da ação dos radicais livres, protegendo as células de danos na sua estrutura e prevenindo problemas como:envelhecimento, doenças cardiovasculares, aterosclerose, câncer, doença de Alzheimer, doenças pulmonares.
Os principais antioxidantes são vitamina A, C, E, flavonóides, carotenóides, licopeno, ômega-3, selênio e muitos outros.


Talvez seja difícil, principalmente com o estresse da vida moderna, contemplar todos os fatores citados acima em nossa vida. Mas é importante que saibamos a importância de, dia após dia, buscar alternativas para que possamos ter uma melhor qualidade de vida e assim, um envelhecimento saudável. Pois é fato que todos nós envelheceremos, aliás, a cada segundo que passa,estamos um pouquinho mais velhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...