Pular para o conteúdo principal

Precisamos falar sobre amamentação cruzada.




Recentemente, a novela da Rede Globo “O Outro Lado do Paraíso” exibiu no dia 27 de março, uma cena em que o médico Samuel (interpretado por Eriberto Leão) diz à personagem Karina (Malu Rodrigues), após seu parto, que ela não tem leite suficiente. Ele então afirma que sua mulher, a enfermeira Suzy (Ellen Rocche), pode amamentar o bebê em seu lugar.  Isso gerou uma forte reação de sociedades médicas e de enfermagem, por considerarem que houve disseminação de informações incorretas e perigosas sobre amamentação.
A amamentação cruzada era muito comum no passado, com as chamadas “amas de leite”. É a pratica de mães que amamentam filhos de outras que apresentam alguma dificuldade com o aleitamento. Essa atividade é totalmente criticada pela Organização Mundial de Saúde, pois traz diversos riscos ao bebê, podendo transmitir doenças, infecto-contagiosas.
O perigo é o bebê ser contaminado por uma doença infecto–contagiosa, como a Aids, que é uma doença crônica grave e ainda sem tratamento absoluto, sem cura. Por exemplo, se uma mãe tiver hepatite B em atividade, e doar leite a outro bebê, que não tenha ainda as doses da vacina suficientes (ou seja, não está totalmente imunizado), ela poderá passar a doença para a criança, através do leite materno, em caso de sangramento do mamilo  por trauma mamilar. Essa atividade deixou de ser indicada em 1985 com o advento das campanhas contra a AIDS.
Caso a mãe não consiga amamentar, a primeira orientação é buscar ajuda junto ao seu médico, pediatra ou a unidade onde teve o seu filho. Caso não consiga nenhum auxílio, a mulher pode procurar um Banco de Leite Humano (BLH). No Brasil existe cerca de 218 bancos de leite humano.  Em nossa cidade o Banco de Leite Humano, encontra-se instalado junto ao Hospital Municipal de Itapira. Os especialistas afirmam que um bebê pode receber o leite de outra mulher, desde que ele tenha passado por um processo de controle de qualidade e pasteurização, algo que só acontece nos bancos de leite.
Ou seja, tem uma diferença entre o leite fornecido diretamente pela amamentação cruzada com aquele encontrado nos bancos de leite uma vez que ele passa por diversos tratamentos antes de ser oferecido ao bebê.
A amamentação cruzada acontecia muito e ainda acontece entre comadres, vizinhas e parentes. Com a propagação da aids e a descoberta de que a doença é transmitida pelo leite materno, as orientações mudaram. Pode parecer um ato de amor e solidariedade, mas é perigoso e não é recomendado. Como exemplo das doenças que podem passar para o bebê pela amamentação temos: AIDS, hepatite B e C, citomegalovírus, HTLV, mononucleose, herpes, sarampo, caxumba, rubéola, entre outros.
Mesmo que a outra mulher, a suposta mãe-de-leite, tenha uma aparência saudável, ela pode estar com alguma doença assintomática e por isso a amamentação cruzada continua sendo contra-indicada. Mas se a própria mãe do bebê apresentar alguma destas doenças, o pediatra poderá orientar se a amamentação pode ser feita ou não.

Vale ressaltar também que não existe “leite fraco”. Isso é um mito. O que existe são momentos em que a mãe pode estar produzindo menos leite, algumas vezes por falta de estímulo adequado. A amamentação deve ser a alimentação exclusiva de bebês até os seis meses de idade e a sua pratica traz benefícios enormes para a vida futura do recém nascido. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...