Pular para o conteúdo principal

VACINAS SÃO VÍTIMAS DO PRÓPRIO SUCESSO

O Ministério da Saúde, desde março, passou a recomendar a vacinação contra a febre amarela em todas as regiões brasileiras, os números oficiais do governo mostram que diminuiu a procura pela principal forma de prevenção dessa doença, e de outras também. O exemplo acima é para demonstrar que cai a procura por estas e outras vacinas no Brasil.
Você, que está lendo este texto agora e é um adulto saudável, provavelmente tem alguma vacina atrasada. E, possivelmente, poderia resolver isso sem colocar a mão no bolso, em um posto de saúde perto de você.

O Ministério da Saúde diz que tem vacina para todo mundo que precisa, só que nem todo mundo que precisa aparece no posto para tomar a vacina. O governo adquire em torno de 300 milhões de doses para todas as vacinas que estão incluídas no calendário nacional de vacinação, então, nós estamos preparados para o enfrentamento de todas as necessidades do país.

Mas infelizmente não só adultos estão com as vacinas atrasadas, os baixos índices de imunização de crianças no Brasil acenderam o alerta em especialistas. Mas afinal, quais os motivos por trás da decisão de pais que não vacinaram os filhos? Para Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, um dos  motivos que explicam o menor índice em 16 anos de cobertura de vacinação em crianças menores de um ano é o fato de que as vacinas estão culturalmente vinculadas à percepção de risco da doença. Quando se trata de doenças erradicadas, a população tem mais dificuldade de enxergar seus perigos. E conclui: “As vacinas acabam sendo vítimas de seu próprio sucesso. A cultura do ser humano é de se vacinar quando há um risco iminente, quando ele não enxerga esse risco, não trata com prioridade, o que é um equívoco”.

Nos últimos anos, algumas doenças que pareciam estar erradicadas, passaram a se manifestar. Temos como exemplo: Sífilis, Sarampo, Coqueluche e a Febre Amarela.
Embora os valores deste ano ainda sejam preliminares, a situação já causa preocupação. O índice de crianças que receberam a dose contra a poliomelite, por exemplo, está em 77% - uma queda de 7,5% em relação a 2016 e 21% em comparação ao índice de 2015, último ano em que o número ficou acima dos 80%. 
No caso da vacina quádrupla viral (tetraviral + vz), que protege contra sarampo, caxumba, rubéola, catapora e varicela, o índice está em 70%, uma queda de 8% em relação a 2016. A única vacina que apresentou leve alta no ano passado foi a da Hepatite A - o que se explica, em parte por conta do surto da doença durante o período.
   
Reconhecido internacionalmente por sua eficiência, o PNI (Plano Nacional de Imunização) foi criado em 1973 para organizar o calendário de vacinação, facilitando o controle e a erradicação de doenças que podem ser prevenidas por meio da imunização. Podemos considerar que outro fator importante para a queda nos índices, é justamente o sucesso do PNI desde a sua criação. O Brasil tinha índices alarmantes de mortalidade infantil antes do programa e a geração atual tem uma saúde adequada porque foi vacinada. Mas, como não conviveu com o medo de doenças, acham que não é necessário manter a prevenção. 

Muito mais forte nos Estados Unidos e na Europa, os movimentos antivacina também criaram problemas no Brasil ao incentivar que os pais não levem seus filhos para serem imunizados, isto é preocupante e chama atenção das autoridades no assunto.



É importante que as pessoas tenham a consciência de manter em dia suas vacinas, não só as crianças, mas também os adultos. Não espere o pior, procure o quanto antes um posto de saúde e coloque em dia as suas, e as vacinas de seu filho.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...