Pular para o conteúdo principal

FITOTERÁPICOS NO EMAGRECIMENTO

Na teoria, a primavera só chega em setembro e o verão só chega em dezembro. Porém, num país tropical como o nosso, dentro de poucos dias, já poderemos curtir praia e piscina. Saem de cena as roupas mais largas do inverno, é hora de recorrer ao vestuário do verão, e quem não se cuidou provavelmente não se sentirá muito confortável com o seu corpo. Portanto, essa é a hora para mudar alguns hábitos, visto que, quando está calor, é muito mais fácil fazer refeições leves e menos calóricas e também estabelecendo uma meta clara, fica mais fácil você chegar aos seus objetivos. E não é apenas estético este objetivo, se você não liga para um corpo bonito, precisa lembrar que emagrecer, mais do que uma questão de estética, é questão de saúde, pois nas ultimas décadas tem se intensificado o número de pessoas doentes por causa do sobrepeso e principalmente por causa da obesidade.

Entre as doenças que pessoas com sobrepeso e obesidade estão propensas a desenvolver estão: diabetes tipo 2; doenças cardíacas e infarto; câncer; apnéia do sono; osteoartrite; doença na vesícula biliar; doença do fígado gorduroso e muitas outras.
Emagrecer não é tarefa fácil e precisa-se da ajuda de profissionais para orientar os pacientes. Na nossa parte podemos afirmar que, atualmente, o uso de fitoterápicos para obesidade tem sido muito comum, e novos fitoterápicos com estudos científicos comprovados estão revolucionando a fitoterapia, que é a ciência que estuda as plantas medicinais e o uso das mesmas no tratamento de doenças. É uma das mais antigas práticas terapêuticas usadas pelo homem. O isolamento do princípio ativo das plantas e o estudo dos seus mecanismos farmacológicos é uma das prioridades da farmacologia.

Os conceitos de fitoterapia e fitoterápico são diferentes. Fitoterápico é uma preparação farmacêutica que utiliza como matéria prima partes de plantas (folhas, caules, raízes, flores, sementes) com efeitos farmacológicos conhecidos. Já a fitoterapia engloba as preparações fitofarmacológicas, os medicamentos fitoterápicos e o próprio uso popular das plantas em si.
Definido os conceitos, para melhor elucidar o texto, devemos salientar que existem diversos fatores que levam ao ganho de peso como: alimentação inadequada, estresse, alterações hormonais, sedentarismo e outros.
Para garantir o sucesso do tratamento da obesidade observa-se a quantidade de perda de peso e da redução dos fatores de risco presentes no início do tratamento. Uma intervenção terapêutica para perda de peso é eficaz quando há redução maior ou igual a 1% do peso corporal por mês, atingindo pelo menos 5% em 3 a 6 meses. A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem expressado a sua posição a respeito da necessidade de valorizar a utilização de fitoterápicos no âmbito sanitário desde 1978, tendo em conta que 80% da população mundial utilizam fitoterapia no que se refere à atenção primária de saúde.
Existem fitoterápicos com diferentes propriedades no organismo: digestivas, diuréticas, calmantes, desintoxicantes, sacietógenas, termogênicas e emagrecedoras. A escolha bem feita de um ou mais fitoterápicos, mudança no estilo de vida, determinação e firmeza de propósito é a melhor maneira de obter sucesso no emagrecimento.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...