Pular para o conteúdo principal

PRECONCEITOS CONTRA A SAÚDE DA MULHER

Falar sobre o movimento Outubro Rosa pode parecer que estamos querendo “chover no molhado”, pois com certeza será o tema de saúde mais falado durante o mês. Mas, divulgar o assunto, massificar o mesmo, deve ser obrigação de todo profissional da área de saúde, e hoje iremos abordar o assunto tendo como norte o preconceito que ainda está enraizado no assunto câncer de mama. O movimento Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos na década de 90 e ganhou repercussão mundial.  O principal objetivo do segmento é estimular a participação popular no controle do câncer de mama, que é o tipo mais comum da doença, entre as mulheres no Brasil e no mundo.
A data é celebrada todo ano no mês de outubro e chama atenção para que as mulheres cuidem da saúde e sempre se preocupem com diagnóstico precoce, pois ele pode evitar a doença e até mesmo aumentar as chances de cura e sobrevivência.
No Outubro Rosa, entidades brasileiras e internacionais se unem para compartilhar informações sobre o câncer de mama, além de incentivar as mulheres a procurar ajuda médica diante de eventuais suspeitas.
O envolvimento da sociedade em campanhas como o Outubro Rosa incentivam cada vez mais as mulheres a cuidar da saúde. O autoexame das mamas é muito importante para detectar se existe algum tumor. Para se ter uma ideia, quase 70% dos casos de câncer de mama foram identificados pelas próprias pacientes. Então, cada um de nós pode contribuir com o Outubro Rosa.
Se de um lado todos podem ajudar, de outro lado temos que lidar com os preconceitos, visto que a luta contra o câncer de mama está sendo prejudicada por um preconceito sexual. Conforme as mulheres vão envelhecendo, elas vão deixando de se consultar com ginecologistas, e isso pode comprometer o diagnóstico precoce de tumores. É um preconceito porque muitas mulheres se julgam incapazes de exercitar sua sexualidade ao ficarem mais velhas. É justamente neste momento que elas mais precisam, porque o risco de câncer de mama aumenta com a idade.
Outro preconceito está embasado no machismo, pesquisas mostram que 38%  dos homens consideram que o diagnóstico de câncer de mama pode acabar com um relacionamento e 75% acham que a doença acaba com a vaidade da  mulher.
Verdadeiro absurdo imaginar, com tantos avanços que a medicina teve, ainda existem mentes deixando-se levar por preconceitos tão desastrosos e desumanos. Devemos salientar,os homens no Brasil  não estão ligados nem com a saúde deles próprios, que dirá das mulheres, mas isso é assunto para outro texto.





O diagnóstico de um câncer provoca um grande impacto tanto no paciente como em seus familiares. Por tratar-se de um assunto totalmente novo, é comum que as pessoas fiquem assustadas e não saibam como lidar com a notícia. Mas, o desafio é de todos e, exatamente por isso, se todos se unirem e se apoiarem, será mais fácil passar pelo câncer e suas implicações. 


O homem tem um papel importante como disseminador de informação para a mulher. Se a mulher tiver um parceiro que incentive sua ida ao médico e demonstre seu apoio em todas as circunstâncias de sua vida, o relacionamento se tornará uma união saudável.
Outra questão que geralmente acontece é o preconceito da desvalorização social. A representação da doença como mal simboliza muito mais que um ser debilitado. Simboliza também o preconceito social, sensação de menos valia e abandono. Conotação de incapacidade faz com que o preconceito, por vezes, aconteça sem nem ser percebido. 


Não há nada melhor do que estar cercado por aqueles que amamos. Seja nos momentos alegres, para compartilhar conquistas e sonhos, seja nos momentos difíceis, para encontrar forças para seguir em frente e não sucumbir frente aos desafios enfrentados ao longo da vida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...