Pular para o conteúdo principal

SOL: RAIOS DE ALERTA

Ele voltou e parece que com tudo. Apesar de estarmos na primavera o clima é de verão, e propício para praia, sol, piscinas, areia e calor -  indispensáveis para um verão perfeito. Mas toda essa diversão esconde alguns perigos que, se não observados, podem causar muita dor de cabeça. Entre outros, há riscos de corrimentos, micoses, desidratação e problemas na pele, além claro, do terrível câncer de pele.
O horário mais seguro para pegar sol é pela manhã, até às 10 horas, e no final da tarde, após às 16 horas. Nos horários mais quentes do dia (entre às 10 e às 16 horas), há uma maior emissão dos raios ultravioletas, conhecidos por causar câncer de pele e, portanto, não é recomendado se expor ao sol neste horário.

O câncer de pele incide preferencialmente na idade adulta, á partir da quinta década de vida, uma vez que quanto mais avançada a idade, maior é o tempo de exposição solar daquela pele.
Pessoas com a pele, cabelos e olhos claros têm mais chances de sofrer câncer de pele, assim como aquelas que têm albinismo ou sardas pelo corpo. Uma pele que sempre se queima e nunca bronzeia quando exposta ao sol, também corre mais risco. Aqueles que têm muitos nevos (pintas) espalhados pelo corpo, também devem ficar atentos a qualquer mudança, como aparecimento de novas pintas ou alterações na cor e formato daquelas que já existem. Pessoas com pintas ou manchas de tamanhos grandes também devem ficar atentas. Diante deste quadro não hesite, procure logo um dermatologista, hoje com o avanço da dermatologia o exame clínico e diagnóstico é rápido.
O verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer.  Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendados para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol na praia, piscina, etc.
O produto deve proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD - O fator de proteção PPD, vem do inglês Persistent Pigment Darkening que, ao pé da letra, poderia ser traduzido como pigmentos persistentes de pigmentação). A sigla representa a proteção da pele contra a incidência de raios UVA e contra os raios UVB (indicado pelo FPS - sigla para Fator de Proteção Solar, é responsável pela proteção da pele contra os raios UVB). Aplicar o produto 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva. Distribuí-lo uniformemente em todas as partes de corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés. Reaplicar a cada duas horas. Porém, atenção, esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou se entrar na água.
Antes de comprar um filtro solar é importante conhecer sua formulação para saber se realmente você estará sendo protegido.
Se for se expor ao sol e usar bronzeador, lembre-se que ele ajuda a adquirir uma cor mais bonita, mas não exclui o uso do filtro solar .
Para evitar as queimaduras, produtos inovadores chegam para conceder ainda mais proteção, complementando o que já conhecemos.
O fotoprotetor oral contém substâncias que refletem ou absorvem a radiação solar. Importante dizer, antes de tudo, que se trata de um benefício complementar, que adiciona proteção, mas não substitui a importância do protetor solar tradicional. Entre estes destacamos:
Licopeno: é uma substância carotenóide que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, goiaba, entre outros alimentos. É um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres. Ajuda a intensificar o bronzeado enquanto resguarda a pele dos raios solares e protege contra a vermelhidão. 
Betacaroteno: O betacaroteno é um pigmento carotenóide antioxidante. Natural, é uma das formas de se obter indiretamente a vitamina A. O betacaroteno é ótimo na obtenção do bronzeamento da pele. Quando transformado em vitamina A em nosso organismo, auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioleta e conferir o bronzeamento.
Polypodium leucotomos: Possui propriedades antioxidantes muito potentes, é o extrato de uma planta da família das samambaias da América Central, região de Honduras. Quando ingerido por via oral, protege a pele do dano causado pela exposição UV e contra manchas escuras. Além disso, reduz o eritema e os radicais livres.

Como tudo na vida, o que prevalece é o bom senso e os cuidados, mas é possível sim aproveitar o sol, basta seguir orientações básicas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...