Pular para o conteúdo principal

Cúrcuma Longa: um fitoterápico de múltiplos benefícios.



A fitoterapia é um método terapêutico por meio das plantas e vem sendo usada no tratamento e prevenção de vários problemas de saúde. Esse sistema deve ser visto não só como uma alternativa, mas parte da medicina atual, sendo eficaz dentro das práticas complementares de saúde e atuando de forma mais natural como coadjuvante no tratamento e na prevenção de doenças agudas e crônicas.
Atualmente, a fitoterapia é parte importante de muitos estudos na área da saúde como uma ótima possibilidade terapêutica. Requer, no entanto, seriedade em seu uso e indicação, pois, apesar de ser um método terapêutico natural, também apresenta contraindicações, efeitos colaterais, dosagens ideais e formas de uso.
Vamos falar em nossos próximos artigos sobre como a fitoterapia e as plantas medicinais podem contribuir com a sua saúde, para iniciar escolhemos a cúrcuma longa. A cúrcuma, também conhecida como turmérico, açafrão-da-terra ou açafrão-da-índia, é uma planta herbácea originária da Índia e do sudeste da Ásia, de nome científico Curcuma longa.
A curcumina (componente ativo da cúrcuma) é um potente antiinflamatório e, ao contrário da maior parte dos medicamentos usados para tratar inflamações, a ingestão do cúrcuma longa não provoca úlceras ou leva ao risco de hemorragias internas. Pelo contrário, ela ajuda a proteger os órgãos do sistema digestivo.
Ela age em vários estágios do processo inflamatório, mas sua eficácia está no fato de se tratar de uma substância bioativa, que combate a inflamação em nível molecular. Estudos já mostraram que este fitoterápico pode ser comparado com os fármacos tradicionais usados como antiinflamatórios, porém, sem os efeitos colaterais que os medicamentos provocam.

Entre outras ações da cúrcuma destacamos sua poderosa ação antioxidante - acredita-se que a oxidação das células e tecidos é um dos mecanismos que leva ao envelhecimento e ao desenvolvimento de muitas doenças. A oxidação no organismo seria causada por radicais livres, moléculas que tendem a reagir com substâncias orgânicas importantes, tais como ácidos graxos e proteínas. Sendo um antioxidante ela pode neutralizar os radicais livres. Também aumenta a atividade de enzimas antioxidantes próprias do corpo. Sendo assim, age duplamente contra os radicais livres, primeiro bloqueando-os diretamente e, em seguida, estimulando os mecanismos antioxidantes do próprio organismo.

Atualmente seu uso ganha maior espaço no tratamento da artrite, problema que envolve algum tipo de inflamação nas articulações. Dado que a cúrcuma longa é um potente antiinflamatório e age também contra a dor.
Como citamos acima ela é um poderoso antioxidante. Isto é importante em doenças como a artrite, onde os radicais livres são responsáveis ​​pela inflamação das articulações que geralmente causa dor e danos em sua estrutura. Por este motivo, pessoas com doenças nas articulações encontram alívio quando a usam regularmente.

Outro benefício é a melhora do colesterol, pesquisas revelam que as moléculas de cúrcuma aumentam a produção de proteínas que criam receptores para o LDL (mau colesterol). Com mais receptores de LDL, as células do fígado são capazes de eliminar uma maior quantidade de colesterol do organismo.

Pesquisadores citam que a cúrcuma pode aumentar os níveis cerebrais de BDNF (BDNF – Brain-Derived Neurotrophic Factor), um tipo de hormônio de crescimento que funciona no cérebro e com isso, retardar ou até mesmo reverter a diminuição de funções cerebrais relacionadas à idade e prevenir doenças cerebrais.
Um estudo publicado no Jornal Italiano de Bioquímica detalhou o papel da curcumina na indução de um sistema de proteção de tecido cerebral. De acordo com esta pesquisa, quando tal sistema é acionado ele induz a produção de um potente antioxidante, que protege o cérebro contra lesões oxidativas causadas por radicais livres. A oxidação é tida como um fator importante no envelhecimento e responsável por doenças neurodegenerativas incluindo demências como a doença de Alzheimer.


Como foi visto são inúmeros os benefícios da cúrcuma longa e não temos espaço para citar todos, devemos ressaltar que nosso intuito é meramente educativo e não possui intenção em propagar a automedicação e nem estimular o uso de fitoterápicos sem consultar um especialista no assunto, muito menos deixar de tomar os remédios prescritos por médicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...