Pular para o conteúdo principal

Prevenção – O melhor remédio.



É muito comum que o começo de um novo ano provoque uma espécie de euforia nas pessoas que querem iniciar o ano com energias renovadas, a motivação em alta e uma lista de resoluções para cumprir.
Comece pelo mais simples, comece a cuidar de você e de sua saúde física e mental. O inicio do ano é o momento propicio para realizar aquele check-up e exames preventivos que por algum motivo ficaram fora da lista dos itens realizados no ano passado ou se foram realizados, é hora de fazer de novo.
A prevenção pode evitar a maioria dos problemas de saúde. E, mesmo quando há incidência de alguma dessas patologias, o diagnóstico precoce aumenta a probabilidade de cura e ameniza a necessidade de tratamentos mais complexos. É nesse intuito que o check-up anual ganha relevância.
Realizando um check-up, é possível prevenir e detectar doenças ainda em estágios iniciais. Exames simples, quando feitos rotineiramente, são suficientes para cumprir essa função. O fundamental é que homens e mulheres sejam conscientizados e incentivados a fazer o check-up.
No Brasil, os check-ups não têm muita tradição, assim como toda medicina preventiva. Tanto assim que são realizados, na maioria das vezes, por exigência de grandes empresas.
O check-up é uma das pontas da medicina preventiva que corresponde à união de dados da história clínica, exames laboratoriais e ergométricos – vinculados a uma análise de história pessoal do paciente em o objetivo de detectar doenças incipientes ou iniciais.
O primeiro passo para quem deseja fazer um check-up é marcar uma consulta com um médico. Esse especialista fará um diagnóstico do paciente, com base no histórico clínico e familiar, e, depois, solicitará os exames mais adequados a situação e idade.
Realizar um check-up ajuda a detectar precocemente doenças como hipertensão, diabetes e a maioria dos tipos de câncer. Além disso, patologias que são assintomáticas no começo podem ser diagnosticadas nos exames.
Os exames preventivos acompanham o ser humano desde o nascimento, como é o caso do teste do pezinho, até a terceira idade que conta com avaliações para evitar osteoporose e câncer de mama ou próstata, mais comum a partir dos 45 anos, porém, com o passar dos anos não damos a atenção necessária para estes exames preventivos.
Na fase que vai dos 12 aos 16 anos, os exames também só são feitos se houver indicação clínica. Entretanto, é preciso acompanhar peso, altura e virilidade para ver se não há distúrbio de desenvolvimento.
A mulher deve começar a fazer o exame preventivo Papanicolau
a partir dos 21 anos. A mulher não precisa ser sexualmente ativa antes do exame. Já a mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos para mulheres que não têm precedentes na família. Aquelas que têm mães, tias ou avós com histórico de câncer de mama devem fazer o exame a partir dos 35 anos.

Mesmo com a saúde em dia, o homem deve recorrer à bateria de exames preventivos, se ele não tiver nenhum caso de câncer de próstata na família, precisa realizar exames de proposta a partir dos 45 anos quando coleta o sangue para medir o PSA, índice que sugere se a pessoa tem o câncer de próstata. 

As pessoas que têm antecedentes na família como, por exemplo, filhos de diabéticos, infartados, derrame, em idade menor de 55 anos, devem procurar um cardiologista para fazer os primeiros exames. Geralmente, o médico que atende um paciente com infarto aos 45 anos já orienta que os filhos devem se precaver.

Enfim, são inúmeros os cuidados preventivos que devemos ter, e aliar os mesmo com hábitos de vida mais saudáveis. Unindo um estilo de vida mais saudável com exames de preventivos, potencializa-se a chance de não desenvolver doenças e aumenta as chances de cura ou controle, no caso de alguma patologia surgir. A prevenção ainda é o melhor remédio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...