Pular para o conteúdo principal

A ÁGUA E SUA SAÚDE


          

Antes de vir ao mundo passamos nove meses imersos em um ambiente aquoso de temperatura agradável. Dessa maneira, fica um pouco mais fácil entender a importância que a água tem para o nosso corpo, o qual é composto por cerca de 70% desta substância. A água está até no nosso sangue. Sua presença permite a formação do plasma, que é a parte líquida do sangue. Circulando por todo corpo a água participa do fornecimento de oxigênio e de substâncias nutritivas para cada uma de suas células. Você já dever ter ouvido ou lido que se deve tomar 2 litros de água por dia. Mas você já pensou o por que de beber toda essa água?
Entre outros fatores, a água ajuda a regular a temperatura do corpo pela transpiração, leva embora toxinas pela urina e transporta nutrientes e outras substâncias do corpo inteiro. A Água também ajuda a prevenir a constipação (intestino preso), o correto é comer bastante fibras e ingerir água que vão formar um bolo fecal maior e menos seco e não terá dificuldade de progredir no intestino.
Tomar um copo de água pela manhã ajuda a reidratar o corpo e auxilia na digestão eliminado as toxinas do mesmo. A água permite que os rins filtrem as toxinas, ajuda as células a assimilar os nutrientes e remover os resíduos, e transporta nutrientes para todos os órgãos no corpo. Se não beber água suficiente, então pode estar a sofrer uma acumulação de toxinas por todo o corpo − desde os rins até à corrente sanguínea − e seguramente isso tem o efeito de comprometer o sistema imunitário. 
É muito simples. Os rins precisam de água para funcionar. Os rins eliminam toxinas e resíduos do sangue e urina, e processam toxinas solúveis em água a partir do fígado. Se não beber água suficiente, os rins não vão ter bastante líquido para funcionar devidamente. Em vez de expulsar os resíduos metabólicos através da bexiga, o corpo retém as toxinas. Pode desintoxicar-se aumentando simplesmente a ingestão de água durante todo o dia, e libertando as toxinas acumuladas pelos rins.
Tomar água também ajuda a emagrecer, pois mantém o estômago relativamente cheio durante o dia, driblando a fome, isso melhora o trânsito intestinal como já citamos acima e desincha a barriga.
Beber água, também é um ótimo tratamento para a pele, pois hidrata, limpa e retira células mortas. A pele humana é coberta pelo manto hidrolipídico, um composto de água e ácidos graxos que protege o corpo, sua principal função é impedir a entrada de micro-organismos nocivos como vírus, fungos e bactérias. Além disso, a barreira protetora também diminui a perda de água em forma de evaporação. O líquido ainda compõe o material que fica entre células da pele, fazendo parte da sustentação, assim sendo a ingestão de água deixa a derme mais resistente.
A hidratação da pele, tanto pela ingestão de água como aplicação de dermocosméticos, garante maior quantidade de líquido entre as células, o que faz com que toda a estrutura esteja bem sustentada. Isso diminui a quantidade das marcas de expressão que se formam com a idade e vemos em forma de rugas.
Nos dias frios, é natural sentirmos menos sede e diminuirmos o consumo de líquidos, mas quem bebe menos água no inverno fica mais exposto às doenças propagadas pelo ar, como gripes e resfriados. Isso acontece porque a pele das narinas e da boca ressaca com facilidade e se torna porta de entrada para vírus e bactérias. É extremamente importante manter a hidratação no inverno, porque mesmo que o corpo transpire menos, ele gasta água em outras funções.
A água também dissolve vitaminas, minerais e outros nutrientes, tomando-os acessíveis ao resto do corpo.
Mas, na realidade, nem todo o líquido ingerido durante o dia precisa ser água, já que ela faz parte de 90% da constituição do leite, suco e outras bebidas. Lembre-se de não incluir nesta conta, refrigerantes com cafeína, e bebidas alcoólicas, já que atuam como diuréticos aumentando a urina e a perda de líquidos.
Por todos esses benefícios é inevitável deixarmos de tomar água diariamente, é fácil de entender como corpo precisa e gosta naturalmente de água.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...