Pular para o conteúdo principal

DOAÇÃO DE LEITO HUMANO –


UM ATO DE AMOR

A mulher grávida deve se preparar para  amamentar ao mesmo tempo em que ela se prepara para a maternidade. A amamentação é um dos cuidados importantes da mulher para o bebê.
Para toda gestante é muito importante buscar informações e também manter conversas com outras mulheres sobre amamentação e com profissionais especializados em aleitamento materno. Ela deve ficar atenta porque a experiência com a amamentação costuma ser diferente entre as mulheres, algumas passam por dificuldades iniciais, enquanto outras não encontram problemas.
Muitas pessoas ainda acreditam que amamentar é um ato instintivo. Não é verdade. Apesar de se conhecer as múltiplas vantagens do leite humano, a amamentação nos dia de hoje tem deixado de ser um costume cultural e, em muitas sociedades, deve ser reaprendida.
Por isso, neste momento especial para toda mulher, toda sociedade deve apoia-la, e ajuda-la. Para ajudar as mães que possuem dificuldades, existem os Bancos de Leite Humanos distribuídos em todos os estados Brasileiros. Amamentar é uma decisão obrigatória da mãe e do pai. É preciso organizar o dia a dia da família para ajudar a mãe a amamentar nesse período inicial da vida do bebê.
A amamentação é muito influenciada pela condição emocional da mulher e pela sociedade em que ela vive. Por isso, o consenso geral para que a amamentação ocorra sem complicações.
O leite materno é sem duvida a melhor e mais barata forma de garantir o crescimento e o desenvolvimento saudável de nossas crianças. Ele armazena as defesas que a mãe estocou contra as infecções durante a vida e, por isso, o bebê amamentado no peito quase não adoece. Esta proteção, adquirida nos primeiros meses com a amamentação estende-se por toda a vida. Existem evidências de que as pessoas que foram amamentadas têm menores chances de terem diabetes, hipertensão arterial e arterosclerose quando adultas. Diminui também os problemas ortodônticos e fonoaudiólogicos associados ao uso de mamadeiras e chupetas.
Outro fator muito importante a ser considerado é que amamentação aumenta o vínculo afetivo entre mãe e filho e desenvolvimento emocional da criança amamentada são sempre evoluído.
Durante a amamentação uma série de cuidados se faz necessário, citaremos alguns deles: como cuidar da mama para evitar rachaduras, não é recomendado o uso de cremes, sabonetes e nem loções, porque a pele tem proteção natural, que não deve ser retirada. O uso de vitamina E oleosa é muito bom para evitar fissuras. A alimentação da mãe não sofre interferência da maioria dos alimentos, porém a mulher deve evitar bebidas alcóolicas, bem como, café, chá preto ou mate e refrigerantes, pois, quando ingeridos em grandes quantidades, podem provocar cólicas no bebê. A mãe só deve tomar medicamentos orientados pelo médico, a amamentação não impede o uso de métodos anticoncepcionais, portanto, a mãe e o seu companheiro devem marcar consulta a um ginecologista, para a escolha do método contraceptivo mais adequado.
Toda esta introdução fizemos para entrar no assunto propriamente dito, hoje - 19 de maio é o "Dia Nacional de Doação de Leite Humano”.
Para os Bancos de Leite Humano do Brasil, o "Dia Nacional de Doação de Leite Humano" é um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano. Assim como, uma iniciativa a mais para a proteção e promoção do aleitamento materno.
Estimular a doação de leite materno; promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano; divulgar os bancos de leite humano nos Estados e nos Municípios são objetivos das comemorações realizadas em todo o país.
Algumas mulheres quando estão amamentando produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um Banco de Leite Humano.
De acordo com a legislação que regulamenta o funcionamento dos Bancos de Leite no Brasil (RDC Nº 171) a doadora, além de  apresentar excesso de leite deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente.
Os Bancos de Leite Humano tem entre seus objetivos a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Neste sentido, desenvolvem trabalho para auxiliar as mulheres-mães no período da amamentação, tendo profissionais qualificados para também orientar sobre a saúde da criança.
Se você quer doar seu leite, ou conhece alguém que esteja amamentando ou alguma criança que necessite de leite materno, entre em contato com o Banco de Leite Humano, existente junto ao Hospital Municipal de Itapira e participe deste movimento em defesa da amamentação e da vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...