Pular para o conteúdo principal

 


                    CALVÍCIE  FEMININA

 

A calvície é uma condição que afeta mais os homens, pois a queda dos cabelos está diretamente associada à presença dos hormônios sexuais masculinos, de modo especial à presença da testosterona. As mulheres também produzem esse hormônio, mas em quantidade bem pequena. Por isso, nelas, os casos de calvície são mais raros e, quando ocorrem, a perda é menos drástica.

A queda capilar em mulheres, também é conhecida como alopecia, é recorrente, mas nem sempre chega a ser um problema de saúde. Quando há queda excessiva, no entanto, a recomendação é marcar uma consulta com profissionais da área de dermatologia para afastar a possibilidade de doenças e receber a indicação do tratamento adequado.

O ciclo de vida de cada fio de cabelo é marcado por fases de crescimento, repouso e queda. Por volta de 90% dos nossos cabelos estão na fase de crescimento.  Depois de um curto período de repouso, em que para de crescer, o fio cai e, no seu lugar, um novo fio entra na fase de crescimento. Por isso, uma pessoa pode perder entre 50 a 100 fios de cabelo todos os dias, sem risco de desenvolver calvície, por causa desse processo de renovação contínua. O fato é que a duração média de um fio de cabelo, do nascimento até a queda, é ao redor de um ano e meio a dois anos.

A testosterona sofre a ação de uma enzima ao atingir a raiz do cabelo como consequências dessa reação surgem substâncias que vão reduzir a velocidade de multiplicação das células da raiz ou mesmo provocar a morte delas. O resultado é que o cabelo fica mais fino e seu crescimento mais vagaroso.

Em outras palavras: a raiz do cabelo, ou bulbo capilar, localiza-se num meio bioquímico nutritivo para que as células se multipliquem e formem uma haste que vai aumentando de tamanho. Essas células vão se renovando de baixo para cima e morrem na ponta do fio. Os cabelos, depois de certo tempo, caem e são substituídos por outros, num processo de renovação permanente. Nos casos de calvície, porém, há uma atrofia dos bulbos capilares e não crescem novos fios.

Os primeiros sinais da calvície feminina são o clareamento da cor e o a diminuição da espessura do cabelo na parte superior da cabeça, que vai evoluindo para diminuição da quantidade de fios e o aparecimento de regiões sem cabelo.

A calvície feminina normalmente é hereditária, e pode surgir em qualquer fase da vida a partir da puberdade, mas é mais comum após os 40 anos, quando a menopausa se aproxima.

Os primeiros sinais de calvície feminina são: queda de cabelo mais intensa que o habitual; diminuição da espessura dos fios; clareamento da cor do cabelo; diminuição da quantidade de fios no centro da cabeça; aparecimento de regiões sem cabelo na cabeça.

A calvície na mulher acontece principalmente devido a fatores genéticos e às alterações hormonais, sendo que é mais comum em mulheres na menopausa ou nas mulheres que possuem a síndrome dos ovários policísticos, O diagnóstico da calvície feminina é feito pelo dermatologista através da avaliação da queda de cabelo e da presença de outros fatores como irregularidade da menstruação, seborréia e presença de pelos no rosto.

No entanto, em alguns casos o médico pode pedir exames complementares para confirmar o diagnóstico. A queda de cabelo nem sempre pode ser por fatores hormonais ou hereditários, existem várias situações que podem levar a este problema.

Os casos de alopecia feminina são mais frequentes atualmente. Essa maior incidência pode estar relacionada à tensão emocional a que estão expostas as mulheres no momento. Enquanto as mulheres viveram mais tranquilas em casa, desobrigadas de assumir encargos de trabalho dentro e fora do lar, a tendência à alopecia era mais rara. Hoje, o papel que a mulher desempenha na sociedade tornou-a mais susceptível ao estresse e à ansiedade e perder cabelos virou realidade também para elas.

 O alisamento, especialmente o alisamento que emprega calor, tração e substâncias químicas, provoca queda capilar. A escova quente, se feita todos os dias, também é prejudicial. Isso para não falar de outros produtos, como tinturas, fixadores, laquês e condicionadores. Às vezes, ocorrem verdadeiros contrassensos: as mulheres lavam os cabelos para retirar o excesso de gordura e em seguida passam uma substância oleosa para desembaraçá-los melhor.

O tratamento da calvície na mulher envolve cuidados com a dieta (dietas absurdas para emagrecer), controle do peso, diminuição da seborréia e uso de medicamentos de acordo com orientação médica ou farmacêutica dependendo do caso. O tratamento pode ser feito por via oral, via tópica, reposição de hormônios, vitaminas entre elas a biotina que é uma vitamina essencial do complexo B, também conhecida com vitamina B7 ou H, que desempenham diversas funções no organismo, ajudando a manter a saúde da pele, cabelo e do sistema nervoso. Para combater a queda de cabelo e fazer com que cresça mais rápido, é recomendado seu uso em doses além das obtidas na alimentação saudável, ou seja, através de seu uso via oral. Lembrando sempre que nossos artigos são de educação em saúde e não faz apologia e nem incentivo à automedicação, o que somos totalmente contrario a idéia.

Não existem milagres e sim tratamentos sérios e eficazes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...