Pular para o conteúdo principal

 


         RESSIGNIFICAR A VIDA

Páscoa é uma importante celebração da igreja cristã em homenagem à ressurreição de Jesus Cristo.

Páscoa se origina da palavra em latim Pascha, que deriva do hebraico Pessach / Pesach, que significa “a passagem”. Essa “passagem” esta descrita no Antigo Testamento como a libertação do povo israelita da escravidão no Egito. A Páscoa era celebrada pelos judeus para comemorar a liberdade conquistada pelo seu povo.

Já no Novo Testamento, a Páscoa é a celebração da passagem da morte para a vida, através da ressurreição de Jesus Cristo.

Esta passagem da morte para a vida, nos faz pensar em vida, em vida plena, com abundância, em todos os sentidos – saúde, economia, familiar, social, religioso, comunitário e muitos outros.  De repente, o coronavírus chegou e nos obrigou a viver, pelo nosso bem e de todos ao nosso redor, um distanciamento e isolamento social, evitando aglomerações. Neste cenário, a Páscoa deste ano será diferente (como foi a do ano passado), mas não menos intensa, porque nos convida a refletir, com maior intensidade, sobre nossos privilégios e todos os ensinamentos desta data.

Não existe nenhum remédio, nenhum fármaco - que é a substância química que é o princípio ativo de um medicamento, que possa fazer isso por nós, que é planejar o nosso renascimento pós pandemia, a nossa passagem do período de medo, angustia, depressão, incertezas para a volta da vida normal. Sonhar é de graça. Planejar também. Precisamos nesse pior momento da pandemia, crer e criar planos para ressignificar a vida.

Um dos lados positivos do ter de ficar em casa para se proteger e cuidar do outro é que sempre sobrará um tempo para cada um planejar o que fará quando tudo isso passar. Porque vai passar. Se tudo vai ser diferente e novo não sabemos. A previsão é de mudanças, de comportamento, de ações e atitudes. Enquanto o futuro não chega, nada como viver o presente pensando no que virá e como cada um vai estar inserido na vida pós-pandemia. Há quem faça planos, quem pretenda seguir os antigos ou ainda quem vai ter de adaptá-lo

Neste momento, há uma série de coisas que não podemos controlar. Mas o que podemos controlar são os nossos sonhos, objetivos e o propósito. Desde que tenha isso, os meios podem ser encontrados.

Nietzsche escreveu em uma de suas afirmações mais famosas: “O que não me mata, me fortalece”. E há comprovação científica disso. O posttraumatic growth (PTG), em português, trauma pós-traumático, constructo científico da Universidade da Pensilvânia, que conduz um programa de pesquisas chamado Growth Initiative, revela que uma experiência traumática pode resultar em crescimento e mudanças individuais de cinco formas: encontro de novas oportunidades e possibilidades; relações mais profundas e maior compaixão pelos outros; fortalecimento para desafios; mudança de prioridades e maior apreciação da vida; e aprofundamento da espiritualidade. Ou seja, experiências extremas causadas por ameaças e grandes crises geram o chamado “crescimento contraditório” como resposta.

“Essa é nossa capacidade de não apenas superar a crise, mas de realmente ficarmos mais fortes, espertos e resilientes”, explica Flora Victória, mestre em psicologia positiva pela Universidade da Pensylvania (EUA), palestrante e autora do livro O tempo da felicidade, que está sendo lançado pela HarperCollins.

Que está Páscoa, seja a nossa passagem para uma fase de planejarmos dias melhores. Eu creio, e você?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...