Pular para o conteúdo principal

 


TEMPERATURA CAI, PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS AUMENTAM

 

Nesta época do ano, quando começa a diminuir a temperatura, é comum os portadores de problemas respiratórios, como asma e rinite alérgica, adoecerem. A diferença é que, agora, somado ao perigo de enfrentar a pandemia com o sistema imunológico debilitado, esses sintomas podem facilmente ser confundidos aos do novo coronavírus. Para ajudar e tentar diminuir a preocupação da população, vamos definir cada uma das doenças mais comuns nesta época do ano, ressaltado desde já a importância das pessoas procurarem o sistema de saúde quando apresentarem quadros de doenças respiratórias graves, este informativo tem o intuito de esclarecer e não defende a ausência de consulta médica em quadros que estes sintomas apareçam.

Vamos começar pela mais comum delas a gripe, que é uma infecção respiratória causada pelos vírus influenza. É altamente contagiosa. Os vírus geralmente penetram no organismo pelas mucosas da boca, nariz e olhos. Os sintomas variam conforme as mutações sofridas pelos vírus na temporada. Em geral, há um cansaço extremo, febre por dois ou três dias, dores no corpo, cabeça e na garganta, coriza. A melhora ocorre depois de três a cinco dias. Como prevenção – boa alimentação, beber muita água, fazer exercícios e dormir bem.  A vacina anual é a melhor opção para reforçar a imunidade.

O Resfriado é uma infecção diferente da gripe. Em geral, é causada pelo adenovírus e o rinovírus, mas existem cerca de 200 variações de microorganismos que dão origem ao resfriado. Os sintomas mais comuns são espirros, coriza nasal e tosse. Raramente dá febre ou dores no corpo. A recuperação ocorre em dois ou três dias e a prevenção também são alimentação e vida saudável e evitar lugares fechados e com aglomerações de pessoas.

Como dissemos no começo a Rinite sempre preocupa, ela é a mais comum das alergias respiratórias e provoca inflamação das vias aéreas. Causa inchaço da mucosa nasal e dos seios da face e dificuldade para respirar. Crises podem ser desencadeadas por fatores como perfume, frio e ácaros. Os sintomas são coriza, coceira no nariz e nos olhos e espirros. Para prevenir a higiene do local é indispensável, pessoas sensíveis devem eliminar tapetes, cortinas de tecidos e brinquedos de pelúcia, desta forma diminui-se a presença dos agentes que mais costumam detonar a crise.

A Asma também é uma inflamação que ocorre no sistema respiratório – do nariz aos brônquios – mas tem algumas diferenças em relação a bronquite. Um das principais é a ocorrência dos broncoespasmos, ou seja, contrações dos músculos que cercam os brônquios. A consequência é a dificuldade para a passagem do ar e para a respiração. A crise ocorre quando a pessoa entra em contato com alguns agentes desencadeantes (gatilhos), como poeira, ácaro, fumaça de cigarro e poluição. As emoções também estão entre os fatores que podem deflagrar crises. A Asma tem origem genética e pode manifestar em qualquer momento da vida. Os sintomas são tosse seca, chiado no peito quando se faz algum tipo de esforço, como correr ou rir, dificuldade de respirar e broncoespasmos. Por falar em bronquite esta é uma inflamação do brônquios (estrutura situada no tórax que canaliza o ar para os dois pulmões). É causada pela exposição prolongada a agentes agressores, como a poluição do ar e cigarro. O brônquio incha e as paredes liberam um muco espesso, dificultando a respiração, Se a pessoa continuar sob efeitos desses agentes, a bronquite pode se tornar crônica. Gripes facilitam as crises. Os sintomas são muita tosse, acompanhadas de catarro amarelado ou esverdeado e falta de ar constante. Para prevenção pode fazer ginástica respiratória ou utilizar uma “língua de sogra” para expandir a capacidade dos pulmões.

Finalmente a pneumonia que é uma infecção ocorrida nos pulmões que desencadeia uma inflamação dos alvéolos. É provocada pela bactéria Pneumococo, Meningococo ou Haemophilus influenzae. Pode ser causada por vírus que atacam as vias respiratórias. Surge independentemente da gripe, mas a presença do vírus da influenza abre as portas do corpo, especialmente para o Pneumococo. Os sintomas mais comum são febre alta, fraqueza e mal-estar. O paciente também pode ter dores no tórax, tosse forte, catarros e calafrios quando a doença é causada por bactérias. As vacinas são a melhor forma de se prevenir.  Portanto, vamos nos vacinar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...