Pular para o conteúdo principal

 


                    SAÚDE E INVERNO

O inverno que andava meio acanhado nos últimos anos, resolveu mostrar sua cara de forma mais ativa em 2021, estamos presenciando ondas de frio intenso e temperaturas baixas todas as noites e madrugadas, com sensação térmica mais baixa que a temperatura real.  Tudo isso pode impactar na nossa saúde de maneira não muito positiva, e temos que tomar alguns cuidados para evitarmos de adoecer. A queda nas temperaturas causam danos para todos, porém, é óbvio que atinge mais os que vivem em situação de rua e estão com alto risco de desenvolver hipotermia, um gravíssimo quadro que afeta os órgãos do corpo e pode levar à morte.

A temperatura normal do corpo humano (37ºC) é regulada por uma região do cérebro chamada hipotálamo – ela nos faz suar quando o corpo precisa esfriar e nos deixa arrepiados quando necessitamos preservar calor no organismo. Se o frio externo for muito intenso, a primeira área a ser afetada é justamente o hipotálamo, que acaba perdendo essa capacidade de ajustar nossa temperatura. Como todas as reações químicas dentro do nosso organismo precisam de calor para se realizar, uma temperatura muito gelada faz com que as funções vitais aos poucos diminuam seu ritmo, no estado de hipotermia o coração para de bater, pois precisa de energia e consequentemente de calor, o mesmo acontece com os pulmões que precisam da contração de músculos para funcionar.  Os sintomas leves de hipotermia são – frios nos pés e nas mãos ou tremores, e os mais graves – confusão mental e morte, como descrito acima.

Nesse momento que não podemos ficar muito em ambientes fechados, devido a pandemia do coronavírus, o inverno exagerado passa a ser outro problema visto deste lado, além, dos já conhecidos como o fato do ar ficar mais seco, ele fica carregado de partículas de ácaros e poluição, o que pode causar diversas doenças, como as alergias - reações do organismo quando entra em contato com poeira, mofo ou animais, por exemplo. Ela é mais comum no inverno, pois com as temperaturas mais baixas, as pessoas têm a tendência de diminuir a limpeza dos ambientes, o que faz com que os ácaros fiquem ainda mais presentes. O tratamento é específico para cada caso, mas se você quer evitar as temidas alergias, opte por manter os ambientes limpos e ventilados. Utilizar o aspirador de pó é uma excelente escolha.

O coração também precisa de mais atenção no inverno, o sistema cardiovascular fica sobrecarregado, o organismo precisa acelerar o metabolismo para manter o equilíbrio térmico, sendo que o no inverno a vasoconstrição já é maior, devido a estreitamento dos vasos, causado pela exposição ao frio. Essa contração excessiva acaba reduzindo o fluxo sanguíneo, aumentando o risco de infarto agudo do miocárdio. Em pessoas que já possuem problemas cardiovasculares, como hipertensão arterial, arritmias cardíacas, diabetes, precisam tomar mais cuidado.
A sinusite, uma inflamação da mucosa dos seios da face, ou seja, das cavidades presentes no crânio, em torno do nariz, geralmente causada por infecções ou alergias e, como principais sintomas, podemos citar: dores de cabeça, pálpebra inchada, secreção nasal e dor atrás dos olhos, e as Otites, infecção na garganta e que migra até o ouvido, sendo causada por vírus ou bactéria, tem significativos aumento de números de casos na estação mais fria do ano, como todas as doenças respiratórias. É comum ouvirmos a expressão “cuidado com a friagem”, embora não exista nenhuma relação da friagem com resfriado, é sempre bom evitar a mesma, pois sabemos que realmente as pessoas ficam mais com mais resfriado no inverno, como explicação é que o vírus ficam mais ativos nessa época do ano e as pessoas tendem a ficar mais tempo em ambientes fechados, facilitando a transmissão de microrganismos, aumentando gripes e resfriados - a gripe (provocada pelo vírus Influenza) e a covid-19 (provocada pelo novo Coronavírus). Se podemos dar um conselho no momento, é o de vacinar-se. Contra as duas doenças – Influenza e Covid 19, as campanhas estão aberta em todo o munícipio, se você ainda não se vacinou, faça isso com urgência, para poder aproveitar das delícias do inverno, com deliciosos chás, chocolates e sopas quentinhas.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...