Pular para o conteúdo principal

 


                   SAÚDE MENTAL

Simone Biles, considerada a maior ginasta do mundo na atualidade, quando desembarcou em Tóquio para competir nas Olímpiadas do Japão – 2020, no imaginário de todos era uma pessoa forte, de sucesso, equilibrada e certamente pronta para conquistar a tão sonhada medalha olímpica de ouro, porém, surpreendentemente ela desistiu de participar das finais das provas devido a problemas de saúde mental, o que pode ser questionado e  revisado não como um problema, e sim como uma busca de se libertar de estigmas que causavam aflições e buscar sua autoconfiança e cura.

É muito difícil entender que por de trás de tanta fama e uma figura construída em cima de resultados positivos e vitoriosos exista um quadro invisível, que parece irreal, mas é muito real - a saúde mental.  O assunto abriu portas para uma discussão mundial em relação ao tema e no Brasil neste momento um em cada quatro pessoas está sofrendo de algum tipo de problema relacionado ao tema, com agravantes enraizadas em paradigmas que só fazem aumentar o sofrimento.

Muitos tem atrelados em si dificuldades enormes de verbalizar o assunto e procurar ajuda e profissionais capacitados para buscar o equilíbrio mental. Temos uma errada mania de glamourizar quadros como de depressão e ansiedade, isto é, revestir de glamour e achar que está na moda algo tão grave. Observem a necessidade de pararmos de normalizar situações que não são normais, como ficarmos o final de semana sofrendo com antecedência pois logo chegará a segunda feira de novo, ou então, acharmos que é normal e saudável não termos hora para sair do emprego, ou conviver num ambiente que sofremos qualquer tipo de assédio, esses fatores e muitos outros afetam nossa saúde mental.

A OMS – Organização Mundial de Saúde, define saúde mental como um bem estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para sua comunidade, está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, aos seus desafios e ao modo como compensa suas idéias e emoções.

Quadros de depressão, ansiedade, síndrome do pânico, bipolaridade e tantas outros transtornos se relacionam ao termo, é necessário garantir que as pessoas identifiquem essas doenças rapidamente, para recuperarem sua qualidade de vida e produtividade.

Apesar de campanhas e muito esforço para conscientização do tema, ele ainda é um grande tabu. A questão envolvendo Simone Biles, nos mostra o sofrimento que a própria doença impõe aos pacientes, nem todos são compreendidos pelos amigos, colegas de trabalho e até mesmo no seio familiar. Como resultado a pessoa sofre um grande desgaste nos relacionamentos profissionais e pessoais, levando a sensação de um peso muito grande, a vida de torna um insuportável fardo, difícil de carregar. Este grande debate em torno do assunto pode ser fundamental para que mais pessoas falem de seus transtornos, seus sintomas e procurem tratamento. A informação permite que todos entendam o caso, e isso fará com que os pacientes sejam melhores compreendidos e irá evitar que eles sofram tantos desgastes.

Vamos imaginar o efeito devastador dos transtornos mentais na vida das pessoas, fazendo com que elas não só se afastem da conquista olímpica, como também do seu emprego, da sua família e sua rotina de lazer, sendo que a depressão e ansiedade estão entre as maiores causas da incapacidade ao trabalho, o que gera transtornos relacionados a produtividade e um impacto na economia, pessoal, familiar e coletiva.

Diante do cenário de pandemia, temos visto uma epidemia paralela de problemas relacionados com a saúde mental O aumento do sofrimento psicológico, dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais foram enormes diante de dados de anos anteriores, portanto, mais um motivo para estarmos atentos com o problema.

Enfim, o fato de admitir e expor todo seus sentimentos como fez a ginasta deve servir de modelo para todos que padecem quietos e enclausurados no medo, existem muitos tratamentos para manter o equilíbrio emocional e viver uma vida plena e abundante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...