Pular para o conteúdo principal

 


MUDANÇA DE HÁBITOS

 

 

Muitas coisas que fazemos no nosso cotidiano é um habito, muitas vezes pouco saudável, e mesmo assim não saímos da mesmice, fazemos tudo no piloto automático e como não somos máquinas, muitas vezes falhamos. Afinal, podemos mudar nossos hábitos e mudar nossa vida para melhor?

A resposta, é sim. Basta ter conhecimento do que não lhe faz bem e disciplina para pensarmos duas vezes antes de repetirmos as atitudes que comprometem nossa saúde.

Também devemos saber que muitos hábitos que temos nos colocam numa zona de conforto, e esses não queremos mudar, por pior que possam ser. Reparem que sempre esquecemos de tomar alguns remédios, principalmente os anti-hipertensivos, o remédio para combater a diabetes, abaixar o colesterol e tantos outros, que nos acarreta um grande malefício, mas o remédio para dormir, nunca esquecemos de tomar. Óbvio, esse hábito nos causa um certo conforto, ninguém quer passar a noite em claro, como se a pressão alta, diabetes e colesterol elevado, não fosse um dano muito maior. Mudar as vezes, dói.

Vamos listar alguns hábitos que fazem grandes malefícios para nossa saúde e que devemos nos conscientizar e muda-los.

Hábitos relacionados a alimentação sempre estão presentes, comer sem fome, é algo desnecessário, comemos por hábito social, muitas vezes sem necessidade, mas fazemos isso seja por prazer, tensão ou tédio. Alimentar corretamente e no horário certo, basta para mudar esse quadro. O mesmo vale para comer exageradamente, muitas vezes queremos “tirar vantagens” sobre o valor que foi pago do alimento e comemos sem vontade.

Muitos se tornam sedentários por conta de costumes enraizados no dia a dia, quem mora em prédio, nunca usa as escadas. Usamos o carro até para comprarmos um jornal na banca da esquina de casa. Ficamos sentados diante da TV o domingo a tarde inteira e nem lembramos em fazer uma visita a um parque ou uma caminhada pela cidade solitária.

 Lembra que lá em cima eu escrevi, que nunca esquecemos do tomar o remédio de dormir, pois saiba que isso muitas vezes tomar remédio para dormir pode causar mais danos que benefícios. Precisamos criar a rotina do bom sono,  ter um bom sono é fundamental, não devemos abrir mão do mesmo, dormindo mal ou dormindo pouco, cada um sabe o quanto de sono é necessário para acordar com energia necessária para encarar a vida, dormir tarde e acordar cedo é um péssimo costume.

A mania de ficar com o celular nas mãos o dia inteiro é ruim, agora pense o mal que faz ficar com ele, com o lap top, tablet e televisão ligada à noite, tudo junto e misturado. Tire pelo menos uma hora antes de dormir, desligue-se tudo, esse momento de jejum digital pode ser uma ótima oportunidade para ler um livro, fazer um alongamento, meditar ou qualquer outra atividade que não envolva as luzes brancas e azuis das telinhas e telonas.

Para vivermos bem é necessário perdermos o hábito de vivermos pensando no passado, isso é um arquivo infinito de tristeza, insatisfação, mágoa e rancor. Cultuar o passado é bom quando utilizamos dele como referência para tomarmos atitudes renovadas, de maneira proativa e inteligente. Isso, também vale para o futuro, ele deve ser um meio que oriente a vida presente, ficar planejando muito o futuro nos faz esquecer de onde estamos agora, o momento certo para vivermos e também para mudarmos todos esses hábitos ruins, assim poderemos vislumbrar um futuro tranquilo.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...