Pular para o conteúdo principal




 ANSIEDADE

 

Nos dias atuais cada vez mais as pessoas estão vivendo com intensa ansiedade, o que acende uma alerta para a OMS – Organização Mundial da Saúde, que estima em 264 milhões o número de indivíduos que vivem com transtorno de ansiedade no mundo. No Brasil, a ansiedade atinge 9,3% da população, ou seja, aproximadamente 20 milhões de pessoas, o que coloca nosso País no primeiro lugar do ranking.

Caracteriza-se ansiedade ou os transtornos de ansiedade como um conjunto de doenças psiquiátricas marcadas pela preocupação excessiva ou constante de que algo negativo vai acontecer, o conhecido pensamento do nada vai dar certo. Quando a mesma se exacerba e as pessoas entram em crise de ansiedade, elas não conseguem se ater ao presente, a tensão se torna um pesadelo, às vezes sem nenhum motivo aparente, causando uma série de sintomas. Precisamos distinguir ansiedade comum de transtorno de ansiedade, a melhor maneira de fazermos isso é exemplificando, quando temos uma prova para fazer, um concurso para prestar, ou até mesmo um acontecimento social importante -  como um casamento na família - é comum ficarmos ansiosos, mas isso logo passa, no transtorno de ansiedade, quase tudo gera motivo para uma preocupação além da conta e contínua, a pessoa não consegue relaxar, a intensidade e a duração dos sintomas que as diferenciam.

Vamos destacar os principais sintomas que podem estar relacionados a transtornos de ansiedade, e merecem atenção: Enxergar perigo em tudo; Apetite desregulado; Alterações de sono; Tensão Muscular; Medo de falar em público; Preocupações em excesso; Ficar sempre próximo de ataques de nervos; Medos irracionais; Inquietação constante; Sintomas físicos; Pensamentos obsessivos; Perfeccionismo; Problemas digestivos.

A origem dos transtornos de ansiedade varia bastante de pessoa para pessoa. Eles podem, por exemplo, aparecer por desequilíbrios químicos do cérebro, pela falta de suporte familiar ou por traumas principalmente na infância. Ou por mistura de fatores.

Os tipos mais comuns de ansiedade são – Fobias, Transtorno obsessivo compulsivo (TOC), Crise de pânico, Transtorno de ansiedade generalizada (TAG).

Como tratamento, existem medicamentos específicos e tratamentos psicoterápicos que ajudam muito os portadores desses distúrbios. O primeiro passo é procurar um médico para diagnosticar o transtorno, jamais se automedique. A intensidade dos sintomas geralmente determinam a conduta terapêutica. Eles vão de tratamento psicoterapêutico à tratamento farmacológico.

O tratamento farmacológico costuma ser prolongado: geralmente é mantido por seis a doze meses, contados a partir do desaparecimento dos sintomas e, depois, descontinuado em doses decrescentes. Em casos especiais, a medicação pode ser mantida por muito mais tempo.

Para quem convive com portadores de transtorno de ansiedade, a ajuda é determinante para o sucesso do tratamento, procure sempre entender o transtorno como uma doença e não um chilique, não diminua o sofrimento dela. Também não lhe cabe tentar descobrir os motivos, muitas vezes nem o próprio doente conhece, ao invés disso, ofereça oportunidades para ele buscar tratamentos. Livros de ajuda, frases e jargões com pensamentos otimistas nem sempre dão resultados positivos, o ansioso muitas vezes já recorreu a isso, sem resultados, o que irá piorar o quadro. Estar disposto a ouvir, muitas vezes a pessoa pode se sentir confortável e desabafar com você, caso não saiba o que responder, só ouça – seja acolhedor,

O principal de tudo, é tratar a pessoa com transtorno de ansiedade o quanto antes possível, busquem ajuda de profissionais especializados, o sofrimento tem cura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...