Pular para o conteúdo principal

 


H3N2 – A NOVA GRIPE

 

Parece mentira – mas não é, uma nova onda de gripe invade a cidade de São Paulo, não é motivo para causar pânico, porém, o que causa estranheza é um surto gripal aparecer no verão, geralmente as gripes aparecem no inverno, o que deixou as autoridades sanitárias numa situação inesperada.

O novo vírus, chamado de Influenza A H3N2, foi o motivo também da rápida disseminação de gripe no Rio de Janeiro, na semana passada, a capital baiana Salvador também confirmou surto de influenza, na data que escrevo esse texto, não há notificações da A H3N2 em outras regiões do País, todavia, hoje o quadro pode ser diferente, vírus tem uma alta capacidade de disseminação. Em função da grande circulação diária de passageiros entre os principais centros urbanos do País, Rio de Janeiro, São Paulo, doenças infecciosas e, particularmente, vírus respiratórios têm uma facilidade muito grande de pular de um local para outro rapidamente.

Os números de casos de gripe estão muito altos e alterando a rotina dos hospitais e serviços de saúde.

Sabemos que durante o ano de 2020, e até Outubro de 2021, a covid-19, prevaleceu no cenário. Foram muito poucos registros de gripe no ano passado. A partir do segundo semestre de 2021, outros vírus respiratórios começaram a reaparecer. Foi o que ocorreu com o sincicial, o bocavírus e, finalmente, o influenza.

De acordo, com sites de notícias que uso como base de informações para escrever, a nova cepa da influenza que está aqui no Brasil, deve ter vindo do Hemisfério Norte – região que atualmente é inverno, a informação parece ser confirmada pelo fato de que a cepa daqui é a mesma presente na Europa e nos Estados Unidos. Também, informações preliminares apontam que o vírus é resistente às vacinas de influenza aplicadas no momento (veja bem, não me refiro as vacinas contra o Coronavírus), e sim das vacinas contra a gripe, aquelas que tomamos anualmente, que são atualizadas todo ano, e com certeza no ano que vem darão proteção contra essa nova cepa que foi denominada de Darwin.

As mesmas fontes pesquisadas afirmam que a letalidade é menor quando comparada aos grupos de risco da covid-19, mas os sintomas clínicos são piores: febre alta, calafrios, dor de cabeça e mal-estar. Em crianças, a doença pode evoluir para pneumonia e otite e os idosos apresentam o principal grupo de risco de sintomas graves, especialmente os que têm mais de 70 anos.

Especialistas apontam, em informações à mídia, que a rápida disseminação pode estar associada ao relaxamento nas medidas contra a covid-19 (principalmente o uso de máscaras, fundamental para a prevenção de ambas as doenças) e a alta taxa de pessoas sem proteção a esse novo vírus. Portanto, o uso de máscaras e o distanciamento social são medidas que continuam válidas para evitar o contato com a doença. Outras medidas, disponíveis no site da Fiocruz, incluem: higienizar as mãos com frequência, alimentar-se bem e manter-se hidratado, além de não compartilhar itens de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros. Usei como fonte de pesquisa e informação o site da revista Exame. Fiquem atentos, não precisamos criar alardes, mas se alguém apresentar os sintomas procurem ajuda médica, urgente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...