ANDROPAUSA
E uma condição fisiológica natural característica de pacientes do sexo masculino. Nela, há um declínio na produção de certos hormônios masculinos, como a testosterona.
Geralmente, a andropausa se apresenta em homens que estão entre os 40 e 55 anos de idade, mas, uma vez que o declínio de produção de testosterona se inicia, ela não tem data para terminar. Conforme os anos passam, o homem produz cada vez menos hormônio e permanece na andropausa.
É importante destacar que nem todo paciente do sexo masculino vai apresentar os sintomas de andropausa ou mesmo sofrer com o declínio na produção de testosterona. Em alguns, não há o surgimento desse quadro clínico.
Alguns pacientes com hipertensão, diabetes ou mesmo que sejam sedentários, tabagistas e alcoólatras, as chances de desenvolver a andropausa são maiores.
Apesar de ser bastante similar à menopausa de pacientes do sexo feminino, que também é caracterizada por um declínio na produção hormonal que pode acontecer nessa mesma faixa etária, a andropausa é um pouco diferente. Isso porque, depois da andropausa, o homem continua fértil e pode seguir tendo filhos, diferente do que acontece com as mulheres.
Mesmo assim, a andropausa é capaz de causar uma série de sintomas incômodos que podem ser amenizados com a ajuda de um médico.
Quais os sintomas de andropausa?
Entre os principais sintomas de andropausa, podemos destacar:
-redução ou mesmo perda da libido
-disfunção erétil
-redução da fertilidade
-diminuição dos testículos
-diminuição dos pelos corporais
-mamilos inchados
-perda de massa óssea e muscular
-aumento da gordura corporal
-redução da força
-fadiga
-cansaço
-problemas de memória e concentração
-insônia ou aumento de sono durante o dia
-tristeza
-depressão
-mudanças de humor
Comentários
Postar um comentário