Pular para o conteúdo principal

 


          APROVEITE O CARNAVAL

 

Para curtir o Carnaval com saúde é preciso estar atento à alimentação, ter cuidados com a pele e se proteger das doenças sexualmente transmissíveis.

O excesso de álcool e de Sol e as noites mal dormidas podem trazer consequências graves para a saúde, como insolação, inflamação do fígado, desidratação, vômitos frequentes e desmaios.

 

Assim sendo, podemos seguir algumas dicas básicas para não descuidarmos da saúde durante o Carnaval.

 

Usar preservativo em todas as relações íntimas é a melhor forma de prevenir uma gravidez indesejada e evitar doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, herpes genital, AIDS, entre outros.

 

Além disso, o beijo pode transmitir doenças como herpes labial, candidíase, mononucleose, cárie e gengivite, que uma inflamação nas gengivas que causa dor e sangramento.

É importante lembrar que as chances de pegar doenças através do beijo são ainda maiores quando existem feridas na boca, pois a entrada de vírus e bactérias fica mais fácil através da ferida.

 

Beber bastante água vai ajudar o corpo a se manter hidratado, evitando ressecamento e queimaduras na pele, insolação, mal estar, tonturas e ressaca, pois a água ajuda a eliminar o álcool do organismo.

Além da água, também devemos ingerir líquidos nutritivos e que reponham vitaminas e minerais no corpo, como sucos naturais, vitaminas, água de côco e bebidas isotônicas.

 

Em época de festividades, como no Carnaval, há aumento do consumo de álcool e de suas consequências negativas. Por exemplo, grande número de acidentes de trânsito (nos centros urbanos e nas estradas) são protagonizados por motoristas alcoolizados. Apesar de o álcool ser uma substância lícita e a mais usada no Brasil e no mundo, e seu consumo ser aceito (e encorajado) socialmente, seu uso em exagero causa sérios danos físicos, psíquicos e sociais. Por isso, seja moderado.

 

É importante estarmos atentos também com respeito ao uso de medicamentos e a ingestão do álcool. A relação entre o álcool e os medicamentos, pode ser perigosa, pois o consumo de bebidas alcoólicas pode aumentar ou diminuir o efeito do remédio, alterar o seu metabolismo, ativar a produção de substâncias tóxicas que danificam os órgãos, além de poder contribuir para a exacerbação dos efeitos secundários do medicamento, como sonolência, dor de cabeça, ou vômitos, por exemplo. Fica claro que, álcool e medicamentos não combinam.

 

Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, os cuidados com o Sol devem ser redobrados. Se você vai curtir o carnaval durante o dia, não se esqueça de proteger a pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de chapéus, camisetas e protetores solares, com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 30, reaplicado de duas em duas horas. Também deve ser evitada a exposição entre as 10 e 16 horas.

 

Carnaval rima com cair no samba, pegar folga no trabalho, ir pra praia ou aproveitar na cidade mesmo aquela festa boa. Mas nada de esquecer que a saúde vem em primeiro lugar, e isso significa cuidado redobrado. Por isso, esteja atento e cuide de sua saúde em todas as épocas do ano.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...