Quais são as possíveis consequências do déficit de atenção
A desatenção ocasionada pelo Distúrbio do Déficit de Atenção precisa ser levada a sério, uma vez que pode ter consequências na vida do sujeito. Nas crianças, por exemplo, o DDA pode ocasionar problemas na vida escolar, uma vez que o paciente não conseguirá absorver as matérias no mesmo ritmo dos demais alunos.
Além disso, a criança pode ter dificuldade em se relacionar com os colegas de turma, visto que poderá não conseguir prestar atenção no que eles falam, ainda que diretamente a ele. Nesse contexto, o relacionamento com os professores também pode sofrer impacto.
Contudo, é importante que os pais e todo o corpo docente observe com atenção os comportamentos emitidos pela criança, pois não necessariamente se trata de um caso de DDA. A partir do momento em que os adultos envolvidos na rotina da criança perceberem um comprometimento, é preciso envolver uma equipe profissional para estudar o caso.
Já no caso dos adultos, o Distúrbio do Déficit de Atenção pode se manifestar de forma mais sutil ou, até mesmo, velada. A hiperatividade não é tão comum na fase adulta, mas os sintomas de distração e os comportamentos já mencionados acontecem e são extremamente prejudiciais para o sujeito.
Como o adulto, em grande parte dos casos, já tem um nível de responsabilidade bem maior sobre a sua própria vida, o impacto dos sintomas pode ser mais intenso. Os adultos com DDA podem ter dificuldade na vida profissional no que tange ao cumprimento de prazos no trabalho, organização de atividades (do lar e do trabalho), definição de metas e vários outros.
Ademais, a depender da intensidade dos sintomas, o adulto pode ter dificuldade para construir relacionamentos amorosos, visto que pode ter dificuldade para se conectar inteiramente com outra pessoa.
Comentários
Postar um comentário