Pular para o conteúdo principal

 

Quais são as possíveis consequências do déficit de atenção

A desatenção ocasionada pelo Distúrbio do Déficit de Atenção precisa ser levada a sério, uma vez que pode ter consequências na vida do sujeito. Nas crianças, por exemplo, o DDA pode ocasionar problemas na vida escolar, uma vez que o paciente não conseguirá absorver as matérias no mesmo ritmo dos demais alunos.

Além disso, a criança pode ter dificuldade em se relacionar com os colegas de turma, visto que poderá não conseguir prestar atenção no que eles falam, ainda que diretamente a ele. Nesse contexto, o relacionamento com os professores também pode sofrer impacto.

Contudo, é importante que os pais e todo o corpo docente observe com atenção os comportamentos emitidos pela criança, pois não necessariamente se trata de um caso de DDA. A partir do momento em que os adultos envolvidos na rotina da criança perceberem um comprometimento, é preciso envolver uma equipe profissional para estudar o caso.

Já no caso dos adultos, o Distúrbio do Déficit de Atenção pode se manifestar de forma mais sutil ou, até mesmo, velada. A hiperatividade não é tão comum na fase adulta, mas os sintomas de distração e os comportamentos já mencionados acontecem e são extremamente prejudiciais para o sujeito.

Como o adulto, em grande parte dos casos, já tem um nível de responsabilidade bem maior sobre a sua própria vida, o impacto dos sintomas pode ser mais intenso. Os adultos com DDA podem ter dificuldade na vida profissional no que tange ao cumprimento de prazos no trabalho, organização de atividades (do lar e do trabalho), definição de metas e vários outros. 

Ademais, a depender da intensidade dos sintomas, o adulto pode ter dificuldade para construir relacionamentos amorosos, visto que pode ter dificuldade para se conectar inteiramente com outra pessoa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...