Como é feito o tratamento
O tratamento para varizes deve ser feito com orientação do angiologista ou cirurgião vascular, e tem como objetivo promover a melhora da circulação sanguínea, e varia de acordo com o tipo de varizes e gravidade dos sintomas.
Os principais tratamentos para varizes que podem ser indicados pelo médico são:
Remédios, como diosmina e hesperidina, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a diminuir os sintomas;
Escleroterapia, com aplicação de substâncias, como glicose concentrada ou espuma de polidocanol, diretamente nas varizes;
Terapia a laser, para remover as varizes que aparecem no nariz, bochechas, tronco ou pernas, e aliviar o sintomas;
Cirurgia para remover o vaso sanguíneo afetado, indicada quando as varizes têm grande calibre e causam sintomas como dor, coceira e inchaço nas pernas que pode comprometer o movimento.
A escolha do tratamento é feita pelo angiologista ou cirurgião vascular, em que é analisado local de ocorrência das varizes, tamanho e sintomas associados.
No caso de varizes esofágicas, o tratamento é feito pelo gastroenterologista, com uso de remédios para diminuir o sangramento, cirurgia ou até transplante do fígado. Em alguns casos, de sangramentos intensos, é necessário internamento hospitalar e aplicação de remédios na veia.
Já no caso das varizes pélvicas, o tratamento recomendado pelo ginecologista pode envolver uso de remédios analgésicos para aliviar os sintomas, ou cirurgia de embolização dos vasos sanguíneos afetados.
Cuidados durante o tratamento
Algumas recomendações do médico para serem adotadas após o tratamento ou para prevenir as varizes são:
Usar meias de compressão elástica indicadas pelo médico, pois melhoram o retorno venoso e diminuem as chances das varizes ocorrerem ou voltarem;
Usar medicamentos para varizes nos horários corretos, conforme orientação médica;
Colocar um calço no pé na cama para facilitar o retorno do sangue para o coração;
Fazer exercícios físicos regularmente, liberados pelo médico e com orientação de um educador físico;
Fazer drenagem linfática, 3 vezes por semana;
Consumir alimentos que ajudam a melhorar a circulação sanguínea, como a castanha-da-índia;
Sentar e deitar com as pernas para cima, para facilitar o fluxo sanguíneo.
Além disso, é importante evitar usar salto alto, ficar sentado ou em pé por muito tempo, pois essas situações podem favorecer o aparecimento de varizes.
Possíveis complicações
Quando as varizes não são tratadas corretamente, podem haver complicações, como dermatite, eczema, úlceras varicosas, tromboflebite, dor e trombose venosa profunda (TVP), que é uma situação grave em que há formação de trombos (coágulos) nas veias da perna que podem dificultar ou bloquear a passagem de sangue.
Comentários
Postar um comentário