Pular para o conteúdo principal

 


DORES NAS COSTAS

 

Antes de começar a descrever sobre o assunto vamos deixar bem claro, você poder ter 18 ou 88 anos, aquela dorzinha nas costas todos já sentiram e reclamaram, ela não escolhe idade.

Para a grande maioria dos casos a dor nas costas ou dor na coluna é de origem musculoesquelética (muscular).  Geralmente, elas surgem com uma sequência de fatores -    má postura, stress, cansaço, levantamento de pesos, falta de exercício regular, etc.

Iremos falar da dor nas costas causadas pelos motivos acima, porém, temos que citar que ela pode ser associada a  algumas patologias da coluna como a espondilose (artrose na coluna)hérnias discais (ou hérnias de disco), estenoses, entre outras ou, então, a outras doenças, como os cálculos renais (pedra nos rins), aneurisma da aorta, doenças do pâncreas, endometriose, entre muitas outras. Por isso, uma consulta médica deve sempre ser agendada e realizada para excluir qualquer uma dessas doenças, ou na pior hipótese, detectar e tratar.

Quando começamos a sentir dores nas costas, que podem ocorrer de forma súbita, de uma hora para outra, ou de forma gradual, começa a doer um pouco e vai aumentando a intensidade, após uma avaliação médica, excluída uma doença, devemos imediatamente rever nossa qualidade de vida. A grande maioria das dores nas costas são benignas, mas elas são incomodativas e incapacitantes, e um conjunto de medidas curativas e preventivas podem sanar o problema.

Descartada qualquer doença, medidas preventivas e até mesmo que possam aliviar as dores são – praticar exercícios físicos, sob orientação, com regularidade, a fim de fortalecer os músculos e aliviar as tensões do dia a dia; incluir o alongamento em sua rotina de trabalho; manter o peso sob controle; evitar ficar em uma mesma posição por muito tempo. Faça pausas no trabalho de, ao menos, duas em duas horas; dedicar-se a atividades prazerosas, que façam bem a você e aliviem o estresse; não fumar, pois o cigarro colabora para a degeneração dos discos da coluna; ter cuidado ao levantar peso ou pegar algo que tenha caído no chão, flexione os joelhos ao realizar os movimentos, além de usar a força do abdômen e das coxas; dormir na posição mais adequada, que é a de lado, se repousar de barriga para cima, opte por um travesseiro mais fino e um outro para ser colocado abaixo dos joelhos, de modo que as pernas fiquem levemente flexionadas.

O uso de suplementos e algumas vitaminas também pode ser muito útil para aliviar essas dores, com a orientação de um médico ou farmacêutico eles podem ajudar muito, vale ressaltar que combinados com as dicas acima descritas eles oferecem melhores resultados. Bom, imagino que se você chegou até aqui é porque se identificou com esse tema, e graças ao tempo e pesquisas de profissionais da área, podemos dizer que existem essas formas de melhorar ou minimizar esses impactos que com certeza melhorarão sua qualidade de vida e sua produtividade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...