Pular para o conteúdo principal

 7 MITOS QUE SÃO VERDADES E PODEM MATAR

“Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”, já dizia Goebbels, famoso Ministro da Propaganda de Hitler, um gênio do mal que conseguiu enganar todo o povo de um país usando as mais variadas artimanhas. E sua frase emblemática tem um grande fundo de realismo, pois muitas coisas que nós ouvimos as pessoas falando por aí acabam virando verdades, mas não são.
Durante toda a nossa vida somos cercados por inúmeras crenças populares que passaram de geração a geração e ainda sobrevivem em nosso cotidiano. Quando éramos crianças ouvíamos de nossas avós que não podíamos comer manga e tomar leite ao mesmo tempo, pois isso poderia até mesmo acarretar em morte (A má reputação dessa mistura não passa de um mito, fabricado intencionalmente na época do Brasil Colonial. O leite era, então, um alimento bastante raro, e caro, exclusivo dos patrões: os senhores de engenho. Como eles não queriam que essa preciosidade fosse consumida por escravos, inventaram e espalharam a lenda, que sobreviveu até hoje). Ou então, comer olhando para um espelho poderia fazer com que o rosto ficasse deformado, ou mesmo, jamais apontar para as estrelas se não quisesse ter uma verruga na ponta do dedo. Alguns acreditam nos mitos, outros não, o problema é quando essas crenças acabam interferindo na saúde, o equívoco muitas vezes representa uma ameaça. Existem sete mitos que são verdades absolutas e precisamos fugir deles: O primeiro mito apontado é o de que os check-ups são desnecessários. A idéia
tomou fôlego na década de 80 e embutia a defesa de que os exames não consideravam o perfil dos pacientes. Há muitas doenças graves que não apresentam sintomas, como a hepatite C, hipertensão, diabetes e muitas outras, por isso o check-up é fundamental.
O segundo mito e que muitos acreditam relaciona-se ao fato que tomar vacina é coisa de criança. O conceito encontra-se tão arraigado que a Sociedade Brasileira de Imunizações está empenhada em campanhas para derrubá-lo. Temos de conscientizar os adultos da importância de se imunizar. Hoje no Brasil o maior número de mortes por tétano, por exemplo, é entre pessoas com mais de 20 anos e com a imunização as taxas de morte vem caindo a cada ano. Tomar vacina não causa doença, exemplo a da gripe, na verdade, vacinas são produzidas a partir de antígenos inativados ou atenuados, que ao serem colocados no 

nosso corpo, estimulam a produção de anticorpos e células de memória pelo nosso sistema imunológico. A vacina pode até causar mal-estar mas, vacinar é a recomendação correta, exceto sob orientação médica.
A terceira crença enraizada é que a depressão e a ansiedade são doenças que não precisam ser curadas, pois são tratadas sozinhas (para muitos nem doença são).
Existe, infelizmente, a noção de que se a pessoa se esforçar sozinha consegue ficar boa. O resultado da pouca informação é dramático: no mundo, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio; O quarto mito muito grave é acreditar que infarto e acidente vascular cerebral (AVC) atingem somente pessoas mais velhas. Portanto,os jovens não precisam se prevenir.
O quinto muito importante e sempre necessário ressaltar que nem tudo o que é natural faz bem. Dezenas de substancias naturais podem interferir na eficácia de remédios. O consumo sem 0rientação de produtos à base de plantas pode levar a interações desastrosas. Existem interações medicamentosas com fitoterápicos, sim.
O sexto e sétimo são dois grandes equívocos, um de que os médicos são melhores para homens e as médicas para mulheres e finalmente que câncer não tem cura.
Em relação ao primeiro item, estudos revelam que os tratamentos dado a um homem e a uma mulher são iguais. Um médico tem de ser guiado pelo princípio da equidade no atendimento. Quanto ao câncer, os índices de cura contra tumores detectados rapidamente são positivos: 83% nos casos de leucemia e cerca de 90% quando se trata de tumor de mama, por exemplo, estamos ganhando a guerra.
Romper estes mitos, pular essas barreiras, atualizar-se em novos conceitos são a chave do sucesso na vida e na saúde. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ANSIEDADE, INSÔNIA E VALERIANA O ser humano normal é dotado de um equipamento psico-biológico suficiente para fazê-lo sentir ansiedade diante de situações específicas e que exigem uma atitude mais incisiva e imediata, entretanto, assim que tal situação se resolve, tudo voltará ao normal fisiologicamente. Porém, para algumas pessoas a ansiedade é incontrolável e não deixa de existir, mesmo quando a causa cessar. O ansioso sente medo, apreensão e tensão constante além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa reagir à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, entre outros acontecimentos. Mas existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional ou nenhum acontecimento estressante. Nesses casos sem razão aparente os sintomas ...
 INTERAÇÕES ENTRE MEDICAMENTOS E ÁLCOOL Medicamentos e álcool é uma combinação que merece muita atenção, não é mito e esta associação pode causar danos irreversíveis. Os riscos causados pela interação entre álcool e medicamentos são amplamente conhecidos, no entanto um estudo publicado no jornal científico “Molecular Pharmaceutics” provou que ingerir bebida alcoólica enquanto há uso de medicamentos pode ser mais perigoso do que se imagina. O autor do estudo, Christel Berstrom, destacou que o álcool pode alterar a interação de enzimas e de outras substâncias corporais quando entra em contato com ao menos 5 mil medicamentos disponíveis no mercado, vendidos com ou sem prescrição médica, interferindo em sua potencialidade. Estes dados foram disponibilizados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e está sendo base deste texto. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o álcool pode ainda dissolver resíduos de medicamentos no organismo, que podem representar até três vezes a d...

COENZIMA Q10 –

 FONTE DE ENERGIA A chave para as mudanças corporais está no metabolismo de cada pessoa. Algumas possuem dificuldade para perder peso devido ao funcionamento metabólico lento, já outras não ganham massa magra devido ao metabolismo constantemente ativo. A Coenzima q10, também conhecida como CoQ10, é naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser consumida através de suplementos que podem contribuir para um melhor equilíbrio no seu organismo. Esse nutriente pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. Nos Estados Unidos, ela é utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de ubiquinona, ou ubidecarenona. A CoQ10 também é muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes. Os benefícios que o suplemento pode oferecer são diversos, pois ele pode auxiliar na regeneração de vitamina C e E, ...